NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#estagio Há 281 dia(s)

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS N° 01/2024

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS N° 01/2024

#Cultura Há 323 dia(s)

Workshop violão criativo: aprendendo a tocar de forma prática

O projeto "Workshop violão criativo: aprendendo a tocar de forma prática" foi contemplad [...]

#Cultura Há 323 dia(s)

Festival Popular Cultura para Todos

De 13 a 17 de janeiro no distrito do Roldão, teremos o "Festival Popular Cultura para To [...]

#Cultura Há 323 dia(s)

Primeira oficina será para Brincantes Juninos

Em mais um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo (edital 01/2023 de Incentivo às mu [...]

#Educação Há 1 ano(s)

CURSOS DE GRAÇA!

A Unicursos está de volta a cidade de Morada Nova - CE, Estaremos disponibilizando os me [...]

#Cultura Há 1 ano(s)

Inscrições Abertas para a III Conferência Municipal de Cultura de Morada Nova - CE

A Secretaria de Cultura e Turismo de Morada Nova torna pública e aberta até as 23:59 do [...]

#estagio Há 1 ano(s)

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS N° 01/2023

Para conferir o edital de seleção, acesse o link: https://www.moradanova.ce.gov.br/processoseletivo.php?grup=44&id=1580

#Administração Há 1 ano(s)

EDITAL DE PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DOS RECURSOS REMANESCENTES DO PRECATÓRIO N 159970-CE DO FUNDE

https://www.moradanova.ce.gov.br/publicacoes.php?id=1561

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito